O grau de pureza interior reflete-se no grau de elevação espiritual das realizações.
Indivíduos de baixa moralidade podem obter realizações de ordem mágica poderosa, porém, espiritualmente inferiores. Infere-se daí que se quiseres, caro leitor, obter realizações de ordem superior, é necessário que acompanhas teus esforços com a maior pureza interior possível; do contrario faltará a necessária harmonia e, de duas, uma; ou a realização desce ao nível inferior, ou a desarmonia se torna percebida, sofrida como tortura insuportável até que, por uma causa qualquer, tudo redunde num processo ou numa queda, tanto mais que se as forças negras estão sempre prontas a se aproveitarem de toda ocasião para impedir a tua elevação espiritual. O guardião do limiar vigia constantemente, afrontando o peregrino que entra na senda da luz, e vale-se de todas as suas artes para o agarrar e reter com as garras e, depois uma vez dominado, lança-lo no oceano da vida, à mercê dos ventos terrenos fecundo e assegura todos os teus passos, examina-te a todo instante, corrige-te a todo momento, vigia-te, como faria o vigilante mais severo e, antes de te entregares ao sono, fazes um exame de consciência, encaminhando-te para o Bem.
O Kybalion, uma das fontes inexauríveis do saber, no Egito Antigo, é realmente um arquivo, uma coletânea dos princípios básicos da Ciência Hermética.
Nele está condensada a totalidade dos conhecimentos que os atlantes legaram aos ameríndios e estes aos indianos que os transmitiram, mais tarde, aos egípcios, mestres dos Gregos, por sua vez, mestres dos Romanos. Nessa Enciclopédia Religiosa,Filosófica e Científica, fala-se das leis do Absoluto, isto é, das sete leis do Kybalion. E destes sete princípios fundamentais da velha SABEDORIA INTEGRAL, levados à Índia pelos Maia-Quichés, que me vou ocupar, rápida e sumariamente, no presente artigo.
“Tudo é pensamento. Tudo é espírito. O espírito é tudo.”
É a primeira lei do Kybalion. A lei do mentalismo, como dizem os livros contemporâneos.
De fato, no Universo, em toda a natureza e em todos os seres, só o ESPÍRITO é evidentemente imutável, porquanto, a mutabilidade da matéria (MAYA) é um fenômeno cósmico e biológico, ao inteiro alcance dos nossos sentidos físicos.
Esta é a lei primordial e dela, com efeito, derivam todas as outras.